Se formos buscar o significado da palavra líder no dicionário, encontraremos o seguinte: “indivíduo que coordenas outras pessoas com autoridade, ações e palavras que exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outros. O figura de um líder é muito importante nas equipes, portanto um bom líder é um dos requisitos para uma equipe de sucesso.
O comportamento de um líder tanto pode beneficiar como prejudicar sua equipe, por isso é essencial que esta pessoa que apresente os comportamentos listados abaixo.
Um bom líder:
1º – Não deve interromper colegas durante conversas.
Esse tipo de comportamento cria uma cultura de interrupção que pode inibir a exposição de ideias por parte da equipe, no caso de discordância ou contribuição deve-se esperar a pessoa concluir sua fala para poder intervir, sempre tendo respeito e empatia pela opinião dos outros.
2º – Deve demostrar atenção com os membros da equipe.
Uma forma de fazer esse tipo de demonstração é logo após o término da exposição oral de uma pessoa, resumir ou elencar os principais pontos da opinião que foi exposta, isso cria no grupo uma sensação de pertencimento e bem estar e abre espaço para que outras pessoas também se sentir a vontade para contribuir positivamente com o grupo.
3º – Deve admitir quando não sabe de algo.
Muitos líderes acham que apresentar uma imagem de infalível é essencial para conduzir uma equipe e que admitir erro ou ignorância sobre algum assunto estarão mostrando vulnerabilidade, mas esse é um dos grandes erros de liderança, ao admitir falta de conhecimento ou aprofundamento sobre algo tema o líder mostra honestidade e transparência, tornando a equipe um local de aprendizado e troca de experiência, condições essenciais para a formação de equipe de alta performance.
4º – Deve encerrar a reunião apenas depois que todos da equipe falarem pelo menos uma vez.
Foi comprovado através de várias pesquisas que as equipes mais eficazes não são aquelas onde uma única pessoa dá as diretrizes, mas são aquelas onde todos os membros colaboram com ideias e opiniões, esse intercâmbio de experiências é essencial. O líder deve criar maneiras de explorar os pontos fortes de cada membro da equipe e para que isso seja possível é necessário dar oportunidades de fala à todos.
5º – Deve encorajar as pessoas à expressarem seus descontentamentos e frustações.
Um organismo está bem se todos os sistemas e órgãos estiverem funcionando bem, da mesma forma a equipe estará bem seus todos os seus integrantes estiverem bem, por isso é importante o líder criar um ambiente de transparência e sinceridade para que os integrantes possam expressar suas dores ao mesmo tempo que tentar buscar soluções para resolver essas demandas.
CUIDADO!!! não confundir sinceridade com falta de empatia ou sincericídio.
Sincericídio: Expressão criada para pontuar uma situação de exposição de uma verdade, onde a pessoa que expõe a verdade emite opiniões e julgamentos sem considerar o sentimento do receptor ou a conveniência social.
6º – Deve gerir crises de maneira franca e amigável.
Sabe-se que a convivência entre pessoas nem sempre é um “mar de rosas”, em um grupo as pessoas tem culturas, posicionamentos, ideias e costumes diferentes, por isso em algum momento deverá surgir conflitos e o líder deve está pronto para resolvê-los por meio de uma conversa franca.
7º – Deve criar um ambiente de segurança psicológica.
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