As equipes são um dos pilares que sustentam as organizações, e como tal não podem ser menosprezadas ou negligenciadas, por isso uma das preocupações de qualquer instituição é a formação de equipes de alta performance e eficiência.
Mas como isso pode ser feito? Pode-se transformar uma equipe com baixo rendimento em uma equipe de alta performance?
A resposta é sim. Porém o sucesso de uma equipe de trabalho depende de normas estabelecidas, tanto as explícitas quanto as implícitas.
Amy C. Edmondson, professora e autora na área de liderança e formação de equipes criou o termo “segurança psicológica”, segundo ela, a formação de uma equipe de alta eficiência só ocorre depois que essa norma ou cultura é adotada pelas instituições e lideranças.
Podemos definir segurança psicológica, como comportamentos que favorecem a unidade do grupo e incentivam as pessoas a se arriscar, ou seja, é dar protagonismo a todas as pessoas da equipe para que elas possam expressar sua opinião.
A segurança psicológica cria um ambiente seguro para que os integrantes da equipe não sejam constrangidos, rejeitados ou punidos ao falarem suas opiniões, essa crença deve ser compartilhada entre todos para que assim haja um entendimento de que o grupo é um lugar seguro para correr riscos.
Em uma equipe com uma segurança psicológica bem desenvolvida todas as pessoas compartilham a crença de que qualquer opinião é bem vinda e pode ser somada as demais para o bem comum da equipe. Também permite entender que as pessoas cometem erros, e é algo natural do ser humano, e que esses erros podem ser contornados ou resolvidos de maneira tranquila sem a necessidade de julgamentos.
E como desenvolver a segurança psicológica em uma equipe?
A melhor maneira de desenvolver essa cultura dentro da equipe é uma demonstração do líder, que precisa ter sensibilidade social e atenção, criando assim um ambiente onde todas as vozes são iguais. Como diz o escritor e humorista Lorne Michaels, ” o segredo para formar uma equipe eficiente é permitir que todo mundo tenha voz e encontre gente disposta a ser sensível o bastante para dar ouvidos aos outros”.
Quando a equipe tem oportunidades iguais de se expressar com vozes de mesmo peso, ocorre o desenvolvimento do que é chamado de inteligência coletiva. Vários estudos da área constataram que as equipes eficientes não obtém sucesso só das qualidades inatas de cada integrante, mas principalmente da forma como eles tratam uns aos outros.
As equipes mais eficazes desenvolvem normas que resulta em um entrosamento de todos os membros, possibilitando o aproveitamento máximo dos pontos fortes de cada integrante.
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